O Museu
Por iniciativa do renomado e visionário, Dr. Diltor Vladimir Araújo Opromolla, leprologista, em 1991, iniciou a preservação da antiga colônia com abertura do processo de tombamento pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo – Condephaat, tombado a nível estadual em 2016.
A pequena vila é formada por ruas, praças, coreto, igreja, moradias tipo carvilles e o cine / teatro. Construído na década de 1930, o prédio Cine Teatro, que antes abrigava eventos culturais, sociais e de lazer, hoje é sede do museu que salvaguarda um acervo de caráter único, científico e cultural que retrata o percurso da política de saúde pública implantada no Brasil no combate a uma das doenças mais antigas da humanidade, a “Lepra”.
Com objetos históricos bi e tridimensionais, preserva significativo patrimônio cultural com relação às pessoas doentes com hanseníase que ali viveram e trabalharam, a trajetória dessa instituição, seu modelo de construção e funcionamento em relação à história da hansenía.se e das políticas públicas de Saúde do Estado de São Paulo.
Saiba que:
- O acesso ao museu pode ser feito pelo ônibus 98 que parte da cidade de Bauru, a entrada é feita pela portaria principal do Instituto Lauro de Souza Lima. Existe estacionamento público para veículos. A entrada principal tem escadas de acesso, mas existe uma rampa que permite o acesso.
- Apostou-se no acolhimento de pessoas com deficiência visual com audiodescrição, textos e legendas escritos para pessoas com deficiência auditiva.
- Estamos disponíveis para adequar ainda mais nossa oferta à procura da comunidade que necessita de visitas orientadas.
Endereço:
Instituto Lauro de Souza Lima
Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros - KM225/226. Bauru - São Paulo
Informações e Agendamentos: (14) 31035867
Horário de Visitação: Mediante agendamento prévio.
Entrada Gratuita